evento 

O “Workshop on Cryotechniques for Electron Microscopy” – 2016 Cryo EM - tem como objetivo apresentar as abordagens atuais para preparação de amostras biológicas e de materiais em condições criogênicas, com vistas à preservação e estabilização de sua estrutura. O Workshop apresentará o estado da arte em criotécnicas para microscopia eletrônica em temas como: crioultramicrotomia, congelamento ultrarrápido, criosubstituição, criofratura, criofixação, criomicroscopia de transmissão e varredura. Esses temas serão abordados em palestras de especialistas nas áreas, abertas a toda a comunidade. O Workshop também oferecerá a oportunidade de treinamento (hands-on), para grupo selecionado de participantes, nos seguintes equipamentos disponíveis no Centro de Microscopia da UFMG (Campus Pampulha).

  • High Pressure Freezer Leica EM HPM 100 (sistema de congelamento sob alta pressão) Equipamento para congelamento por vitrificação de amostras até 200 micrometros de espessura, para análise em microscopia eletrônica, microscopia óptica, microscopia de força atômica, e outras técnicas de análise de superfície.
  • Freeze Fracture System Leica EM BAF060 (sistema de criofratura) Sistema de preparação de amostras por criofratura, gravação e criossecagem de réplica dupla, com revestimentos mistos de carbono/metal de alta resolução para análise de microscopia eletrônica de transmissão (TEM) e microscopia eletrônica de varredura (SEM).
  • Freeze Substitution Leica EM AFS2 (sistema de criosubstituição) Equipamento para executar as técnicas de criossubstituição e redução progressiva da temperatura (PLT); possibilita a inclusão em baixa temperatura e polimerização de resinas.
  • Cryo-ultramicrome Leica EM FC6 (crioultramicrótomo) Equipamento para obtenção de secções ultrafinas de amostras mantidas congeladas em câmara fria de -15oC a -185oC.
  • Treinamento em tomografia


  NEW! BioIMG Net


  BioImaging Network of Minas Gerais (BioIMG Net), um novo ramo da Rede de Microscopia e Microanálise de Minas Gerais, foi selecionada pela Chan Zuckerberg Initiative (CZI*) para financiamento nos próximos 3 anos. BioIMG Net é um dos 17 projetos selecionados em 31 países da África, América Latina e Caribe, e países da antiga União Soviética. Veja mais detalhes aqui.
Os projetos selecionados na América Latina podem ser visto em https://mailchi.mp/cabbbe099f38/czi-announce?e=e0dae31b49