|
- Localização: Anexo Departamento de Fitopatologia - UFLA
- Infraestrutura: O LME conta com um laboratório de 375 m2, ocupado em 2016, composto de 8 salas para aparelhos, 2 laboratórios de preparo de amostras, 1 sala de aula para 30 alunos, 2 almoxarifados, 1 sala da coordenação, 1 copa e 2 banheiros. Todas as salas têm ar condicionado individual, energia estabilizada com no-break em todos os microscópios e controle de campo magnético no microscópio eletrônico de varredura.
- Equipamentos: Microscópio Eletrônico de Transmissão Zeiss EM 109; Microscópio Eletrônico de Varredura LEO EVO 40 XVP com sistema de microanálise de raios X e de criotransferência e criobservação da Gatan; Microscopio Confocal LSM 780 com 34 detectores espectrais em estativa de microscópio invertido Axio Observer Z1 e mesa anti-vibratória marca Carl Zeiss, Microscópio invertido Zeiss observer Z.1 motorizado com sistema Apotome e software Zeiss Axion Vision para captura de imagem e preparação para Laser Confocal; Microscópio estereoscópio com epi-fluorescência SMZ 1500 (Nikon); Microscópio de Epi-Fluorescência DM 2000 (Leica); Microscópio estereoscópio RZ UWF 10X (Meiji); Microscópio de luz básico YS100 (Nikon); Microscópio estereoscópio básico (WL USA), Micróscópio Digital com suporte e haste rígida, com aumentos de até 200X (Dino-lite Digital Microscope Premier) e Microscópio de Luz PrimoStar (Carl Zeiss). Equipamentos para preparação de amostras: Ultramicrótomo Leica UC7 equipado com estereomicroscópio Leica M80, Ultramicrotomo Reichert-Jung; Aparelho para desbaste piramidal de amostras planas ou cilíndricas, Leica EM TRIM2, Aparelho Knife Maker Leica, Aparelho de Secagem em Crítico Bal-Tec, Aparelho evaporador de ouro Bal-Tec e Aparelho evaporador de carbono Bal-Tec e workstation Dell, com o programa do Confocal para processamento de imagens.
- Total investido/Fontes: R$ 4,4 milhões FINEP/FAPEMIG/CNPq/CAPES/UFLA
- Equipe de Direção Científica: 4 pesquisadores doutores – Eduardo Alves (coordenador técnico geral), Evaristo Mauro de Castro (especialista em ultraestrutura de plantas), Gustavo Henrique Denzin Tonoli (especialista em bionanomateriais) e Jenaina Ribeiro Soares (especialista na área de materiais).
- Equipe técnica e administrativa: 2 técnicos administrativos da UFLA e 3 bolsistas de pós-doutorado
- Áreas de atuação: Ciências Biológicas e Agrárias, Ciência de Materiais, Ciências Exatas, Ciências da Saúde e Ciências dos Alimentos.
- Interação com empresas: TRW, Vallourec Florestal, Syngenta, Agrichem do Brasil, Embrapa, Epamig.
- Modo de funcionamento: Centro multiusuário aberto a pesquisadores e empresas.
- Condições de utilização:
- Para a realização de qualquer tipo de análise, o usuário necessita ter cursado a disciplina de Microscopia Eletrônica, a qual é ofertada para a graduação e pós-graduação ou ter participado de curso específico sobre o aparelho que deseja utilizar, fornecido periodicamente pela equipe do LME.
- É cobrado um valor referente ao custo dos reagentes utilizados. Não se cobra pelo uso dos equipamentos. O usuário deve realizar todo o processo de preparo de amostras sob a supervisão do técnico responsável.
- O agendamento de análises poderá ser realizado pessoalmente, por telefone 35 38291014 ou via email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
- Mais informações acesse nosso site: http://www.prp.ufla.br/labs/microscopiaeletronica/
|
|
BioImaging Network of Minas Gerais (BioIMG Net), um novo ramo da Rede de Microscopia e Microanálise de Minas Gerais, foi selecionada pela Chan Zuckerberg Initiative (CZI*) para financiamento nos próximos 3 anos. BioIMG Net é um dos 17 projetos selecionados em 31 países da África, América Latina e Caribe, e países da antiga União Soviética. Veja mais detalhes aqui.
Os projetos selecionados na América Latina podem ser visto em https://mailchi.mp/cabbbe099f38/czi-announce?e=e0dae31b49 |
|
|