A Rede de Microscopia e Microanálise de Minas Gerais é uma rede de pesquisa financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais (FAPEMIG). A Rede tem caráter interdisciplinar e pretende contribuir com a consolidação da pesquisa e da inovação tecnológica em áreas de fronteira, o fortalecimento da interação com o setor empresarial e a formação de recursos humanos qualificados. 

As principais metas da Rede são:

i) Identificar a demanda por microscopia e microanálise e propor estratégias para diminuição de sua assimetria no estado de Minas Gerais;
ii) Elaborar diretrizes para modernização contínua da infraestrutura em microscopia e microanálise em MG; 
iii)Compartilhar a infraestrutura em microscopia e microanálise, de modo a otimizar o uso de recursos técnicos e financeiros;
iv) Incrementar a cooperação interinstitucional e com o setor empresarial; 
v) Apoiar a produção e disseminação de conhecimento científico-tecnológico e de inovação;
vi) Formar recursos humanos com competência para atuar em pesquisa científica e tecnológica; 
vii) Difundir a utilização de microscopia e microanálise no estado de Minas Gerais;
viii) Propor metas e ações que visem disseminar o conhecimento para a sociedade, com atuação diferenciada na educação básica.

Breve histórico

A Rede foi concebida em meados de 2012 pela direção do Centro de Microscopia da UFMG, que consultou coordenadores de laboratórios de microscopia no estado de Minas Gerais sobre o interesse em participar de uma Rede Mineira de Microscopia. Tendo em vista a adesão expressiva a essa proposta, realizou-se reunião em 10 de julho de 2012, no CM-UFMG, com representantes de 11 laboratórios de microscopia e microanálise instalados em instituições de ensino e pesquisa de Minas Gerais. Nessa reunião formalizou-se o compromisso de elaborar proposta a ser submetida à FAPEMIG para criação da Rede de Microscopia e Microanálise de Minas Gerais, definindo-se seus objetivos principais, sua abrangência, a possibilidade de interação com o setor produtivo e possíveis atividades a serem desenvolvidas por seus integrantes. 

Comissão constituída pelos professores Aba Cohen Persiano, Elizabeth Ribeiro da Silva, Leonardo Lagoeiro e Wagner Nunes Rodrigues trabalhou na elaboração de projeto a ser submetido à Fapemig. A presença do setor produtivo como usuário e possível parceiro da Rede estimulou o agendamento de reunião com a Presidência da Federação das Industrias do estado de Minas Gerais (FIEMG). Nessa reunião, realizada em 23/08/2012, o presidente da FIEMG manifestou real interesse e ofereceu apoio institucional à iniciativa, traduzida em  carta de apoio ao projeto. Em julho de 2014, a Rede integrou-se às redes de pesquisa financiadas pela Fapemig.


  NEW! BioIMG Net


  BioImaging Network of Minas Gerais (BioIMG Net), um novo ramo da Rede de Microscopia e Microanálise de Minas Gerais, foi selecionada pela Chan Zuckerberg Initiative (CZI*) para financiamento nos próximos 3 anos. BioIMG Net é um dos 17 projetos selecionados em 31 países da África, América Latina e Caribe, e países da antiga União Soviética. Veja mais detalhes aqui.
Os projetos selecionados na América Latina podem ser visto em https://mailchi.mp/cabbbe099f38/czi-announce?e=e0dae31b49